Elgin

Branding para reposicionamento da marca Elgin Mobiliário & Design no mercado

A Elgin, em seus mais de 65 anos de história tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes. Começando pelo segmento de máquinas de costura, diversificou sua atuação no mercado brasileiro, e hoje conta com um portfólio com de mais de 2000 produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de Ar-Condicionado, Automação Comercial, Energia Solar, Escritório, Iluminação, Mídias, Informática, Pilhas e Carregadores, Refrigeração, Segurança, Telefonia e Mobiliário.

O setor de Mobiliário & Design é o mais singular do Grupo, sendo o único que possui lojas próprias e foco no público de alto padrão. Com características tão distintas dos demais setores, foi fundamental um projeto de Branding específico para Elgin MD encontrar o seu lugar dentro do Grupo e no mercado.

O projeto de Branding englobou as etapas de Imersão, Estratégia, Linguagem, Comunicação e Ativação de Marca.

Durante o processo de pesquisa, com entrevistas em profundidade para Imersão de Marca, conversamos com acionistas, diretores, gestores, funcionários, lojistas, arquitetos e designers para identificar a fundo o universo da empresa. Também foi realizado uma intensa análise do mercado, público e tendências nacionais e internacionais para embasar a etapa de Estratégia de Marca.

Dentre alguns caminhos de posicionamento de marca levantados foi definido que “Tradição e Bem-Estar” representava melhor a essência da Elgin MD. Foi definida uma arquitetura de marca para diferenciar as diferentes atuações da empresa, sendo Mobiliário e Design para as lojas físicas, Representações para vendedores representantes e Negócios para setor corporativo. Visando uma entrega de produtos e serviços alinhada ao posicionamento foi definida uma plataforma de produto clara para organização do portfólio da marca atual e lançamento de novas linhas.

Para o novo momento da Linguagem de Marca, a Identidade Visual Elgin MD ganhou nova apresentação com letras serifadas e tom cobre trazendo maior refinamento para a empresa. Seu sistema visual modular reforça o setor de móveis planejados e cria um visual pregnante e diferenciado para ser explorado em todos os pontos de contato da marca. A cor azul do Grupo Elgin ganhou tonalidade mais sóbria e juntamente com o cobre formou a paleta cromática do setor Mobiliário.

Na Comunicação de Marca foram desenvolvidos materiais institucionais e o direcionamento de linguagem facilitou a implementação do novo posicionamento nas Lojas Físicas Elgin MD. Para lançamento da nova identidade, foi realizado um workshop de Ativação de Marca para todos os colaboradores da empresa que puderam vivenciar em primeira mão o novo posicionamento da marca.