Entre Contrastes

Design vencedor de prêmios nacionais e internacionais, a Exposição Entre Contrastes teve seu projeto de identidade e comunicação reconhecido como alto padrão de qualidade mundial.

Vencedor do renomado prêmio internacional Red Dot Design Award 2020, medalha de bronze do Brasil Design Award 2019 e selecionado para 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, o design da exposição Entre Contrastes, realizado pelo Yepá Estúdio, se consagrou entre os melhores do mundo.

A exposição Entre Contrastes exibiu um recorte da história e da identidade cultural de Santa Catarina pelas mãos habilidosas de artesãos que utilizam resíduos da indústria têxtil e de papel e celulose como matéria-prima para produção de peças originais e criativas. A exposição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB.

Conectada a conceitos como o reuso criativo, a mostra e suas soluções de design defenderam a reflexão sobre o ato de consumo e suas consequências para o meio ambiente e a vida das futuras gerações.

Explorando um tema atual, a exposição foi uma construção coletiva do Sebrae/SC, onde o Yepá Estúdio ficou responsável pelo design. Desenvolvemos os projetos de identidade e sistema visual, sinalização da exposição e materiais promocionais de divulgação. Também fizemos parte do desenvolvimento do tema e conceito da exposição.

Os contrastes presentes no conceito da exposição foram explorados nos projetos de design. A marca contrasta entre si, onde a leitura das palavras ocorre pela presença e ausência das letras. O preto e o branco contrastam com a abundância de cores dos artesanatos. A matéria-prima do descarte contrasta com o produto artesanal contemporâneo.

As soluções de identidade ressignificaram o descarte “lixo” para trazer um novo olhar sustentável. A marca Entre Contrastes ganhou protagonismo em diferentes momentos. Foi construída de forma tridimensional (3D) na entrada do evento como vitrine para as matérias-primas dos artesanatos da mostra. Na sinalização, interagiu com os resíduos dispostos também em vitrines nas placas expositivas dando destaque para a matéria-prima dos produtos.

O guia de visitação igualmente contemplou o pensamento ambiental com dobraduras resultando em um único impresso multifuncional de divulgação: miniguia, folder e pôster/cartaz. Assim, em sintonia com os conceitos da exposição, o design minimizou o descarte de materiais de comunicação ao final do evento.

Após o sucesso da exposição Entre Contrastes, a marca se transformou em um programa de fomento ao artesanato do Sebrae/SC para promoção de ações e estratégias para os artesãos presentes na exposição.

Ficha Técnica Exposição Entre Contrastes