Instituto Pe. Vilson Groh

Comunicação de marca do IVG para fortalecer a imagem da instituição e apresentar a grandeza da atuação da holding social na sociedade

O IVG – Instituto Pe. Vilson Groh é uma holding social que articula e fomenta sete organizações da sociedade civil. Nasceu em 2011, com a proposta de garantir a sinergia dos projetos desenvolvidos há mais de 30 anos pela liderança do Pe. Vilson Groh nas comunidades de Santa Catarina. O instituto atende anualmente mais de 5 mil pessoas e investe aproximadamente R$ 17 milhões em projetos sócio-educacionais na Grande Florianópolis, Santa Catarina, e em Guiné-Bissau, África. Os projetos desenvolvidos pela Rede IVG já receberam mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, que fortalecem a legitimidade das suas ações, entre eles os Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, Anu de Ouro da CUFA, Criança Esperança e Itaú Unicef.

O IVG procurou o Yepá Estúdio para comunicar as ações desenvolvidas por sua rede de organizações e facilitar a compreensão do público em geral a respeito do seu sistema de governança, da complementariedade das suas ações e da unidade de princípios e metodologias da Rede IVG. O objetivo era criar uma unidade na comunicação e alinhar sua imagem com a grandeza e a complexidade de sua atuação no mercado.

Na consultoria de design, foram desenvolvidos os projetos de sistema visual, família iconográfica, papelaria corporativa, materiais promocionais, brindes, relatórios sociais 2013 e 2014, capa de livro e web site.

Para isso, era necessário aprimorar a prestação de contas das instituições e facilitar o convencimento de potenciais parceiros e investidores, como empresas, organizações nacionais e internacionais, e o poder público municipal, estadual e federal, a fazerem parte ou darem continuidade à parceria com a Rede IVG.

O resultado foi uma série de materiais alegres, dinâmicos e coloridos com as cores institucionais do IVG, que mostram toda a diversidade e vida existente nesta corrente do bem. O uso de ícones facilitou a representação das ações e dos números envolvidos nas atividades do Instituto e trouxeram uma nova linguagem de comunicação para o setor. Com a nova identidade foi possível apresentar a instituição para potenciais parceiros e reforçar a grandeza e amplitude das atividades para os atuais integrantes da Rede.