Sebrae Entre Contrastes

Exposição Entre Contrastes. Uma viagem do passado ao presente, do artesanal ao industrial, do descarte ao aproveitamento, do tradicional ao contemporâneo.

A exposição Entre Contrastes exibiu um recorte da história e da identidade cultural de Santa Catarina pelas mãos habilidosas de artesãos que utilizam resíduos da indústria têxtil e de papel e celulose como matéria-prima para produção de peças originais e criativas. A exposição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB.

Técnicas tradicionais do artesanato catarinense apareceram ressignificadas na exposição que apresentou uma proposta inovadora e sustentável. Conectada a conceitos como o reuso criativo, a mostra defendeu a reflexão sobre o ato de consumo e suas consequências para o meio ambiente e a vida das futuras gerações.

A exposição Entre Contrastes convidou o visitante a embarcar em uma surpreendente viagem no tempo, que começou com os saberes e fazeres manuais, passou pela fase da industrialização, e chegou à realidade atual; onde o que antes era descartado passa a ganhar novos usos e outros significados, a partir do olhar criativo do artesão.

Explorando um tema atual, a exposição foi uma construção coletiva onde o Yepá Estúdio ficou responsável pelo design e complementou uma equipe de produção multidisciplinar composta de curadores, gestores, arquitetos, produtores, cenógrafos e redatores. Ficamos responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos de identidade e sistema visual, sinalização da exposição e materiais promocionais de divulgação. Também fizemos parte coletivamente do desenvolvimento do tema e conceito da exposição.

Os contrastes tão presentes no conceito da exposição foram explorados em todo o projeto de design. A logo P&B contrasta entre si, onde a leitura das palavras ocorre pela presença e ausência das letras. As cores preto e branco contrastam com a abundância de tons dos produtos artesanais. A matéria-prima ressignificada de descarte contrasta com o produto artesanal contemporâneo.

Todas as soluções de comunicação são um convite para repensarmos o nosso olhar para os materiais, ressignificando o “lixo” para trazer uma nova utilidade. A marca Entre Contraste ganhou protagonismo em diferentes momentos da exposição. Foi desenvolvida uma marca 3D de grandes proporções na entrada do evento com letras compostas por matérias-primas dos artesanatos utilizados na mostra. Na sinalização das salas expositivas, cada placa explicativa possuía um cabeçalho de acrílico também com matérias-primas referentes ao produtos expostos. O miniguia de visitação também contemplou o pensamento de preocupação sócio-ambiental com o descarte, e foi desenvolvido com dobraduras para se tornar um pôster de divulgação e cartaz para colecionadores. Assim, em sintonia com os conceitos da exposição Entre Contrastes, a comunicação não gerou nenhum lixo ao final do evento.