Amigos da Guiné Bissau

Branding Social para um Programa Humanitário de Educação na Guiné-Bissau – África

Premiações

– 9º Brasil Design Award (BDA): Prata na Categoria Branding de Impacto Positivo
– Design for a Better World Award (DFBW) 2021: Categoria Branding

O Projeto

Amigos da Guiné-Bissau é um Programa Humanitário que o Yepá Estúdio voluntariamente  desenvolveu um projeto de branding social. 

Guiné-Bissau é um país da África que possui o 13º menor IDH (índice de desenvolvimento humano) do mundo e sua população sofre devido a problemas básicos de educação, saúde, saneamento, energia elétrica e infraestrutura.

A consultoria de branding englobou as etapas de imersão, estratégia, linguagem, comunicação e ativação de marca que resultaram nos projetos de posicionamento de marca, conceito, identidade verbal e visual, ilustrações, materiais promocionais, apresentações e web.

A Imersão de Marca inicial com uma viagem à África, onde foi possível coletar informações para uma real vivência do universo da marca.

A Estratégia de Marca traduziu o propósito do Programa, que é a busca da redução da injustiça social por meio da cultura da solidariedade. Para reforçar os valores da instituição que já existe desde 2012, foi desenvolvido um manifesto de marca que permite um alinhamento de todos os voluntários envolvidos.

Foram definidas 3 plataformas de atuação (Infraestrutura, Dia-a-dia e Capacitação) que facilitam o entendimento do programa, o planejamento de suas ações e a prospecção de recursos de doadores. Cada plataforma possui uma ações estruturadas, em que a Infrastrutura propicia um ambiente seguro e confortável para o aprendizado; a Dia-a-dia, realiza ações e projetos que permitem a viabilidade da educação no dia-a-dia das escolas e a Capacitação, capacita professores e gestores locais para multiplicarem conhecimento.

Para Linguagem de Marca, reproduzimos os desenhos dos mantos protetores guineenses que são oferecidos em homenagem durante as cerimônias de agradecimento. O manto faz parte do sistema visual da marca e “abraça” o logotipo que foi desenvolvido com uma tipografia que lembra os desenhos de letras utilizadas na sinalização das escolas. Imagens da viagem nortearam a definição de formas, cores e texturas do material gráfico. As cores da identidade representam a abundância da cultura e etnias da Guiné-Bissau e trazem vibração e alegria ao projeto. As fotografias complementam a comunicação, trazendo vida, intensidade e verdade na identidade. Um conjunto iconográfico exclusivos foi desenhado ilustrando crianças, mulheres e homens guineenses para facilitar a organização dos conteúdos e dar destaque para as pessoas envolvidas no programa.

Por fim, foi elaborada a Comunicação de Marca com desenvolvimento diversos materiais institucionais e promocionais, on e offline. Também é feita uma assessoria constante para alinhamento e manutenção do branding conforme demandas da marca.