Amigos da Guiné Bissau

Branding Social para um Programa Humanitário de Educação na Guiné-Bissau – África

Amigos da Guiné-Bissau é um Programa Humanitário que o Yepá Estúdio voluntariamente adotou para desenvolver um projeto de branding social. A intenção foi entregar o nosso maior conhecimento em prol do desenvolvimento da Guiné-Bissau na África.

Guiné-Bissau é um país da África que possui o 11º menor IDH (índice de desenvolvimento humano) do mundo. O povo guineense também faz parte da nossa história e da construção da cultura brasileira. Guiné-Bissau estava entre as principais rotas de navios negreiros do continente africano para o Brasil. Não é possível mudar o passado, mas podemos ajudar a escrever uma nova história para o futuro.

A consultoria de branding englobou as etapas de imersão, estratégia, linguagem e comunicação de marca que resultaram nos projetos de posicionamento de marca, conceito, identidade verbal e visual, ilustrações, materiais promocionais, apresentações e web.

A Imersão de Marca inicial com uma viagem à África, onde foi possível conhecer in loco a realidade das pessoas envolvidas e coletar informações para uma real vivência do universo da marca.

A Estratégia de Marca traduziu o propósito do Programa, que é a busca da redução da injustiça social por meio da cultura da solidariedade. Para reforçar os valores da instituição que já existe há 6 anos, foi desenvolvido um manifesto de marca que que permite um alinhamento de todos os voluntários envolvidos.

Foram definidas 3 plataformas de atuação (Infraestrutura, Dia-a-dia e Capacitação) que facilitam o entendimento do programa, o planejamento de suas ações e a prospecção de recursos de doadores. Cada plataforma possui uma ações estruturadas, em que a Infrastrutura propcia um ambiente seguro e confortável para o aprendizado; a Dia-a-dia, realiza ações e projetos que permitem a viabilidade da educação no dia-a-dia das escolas e a Capacitação, capacita professores e gestores locais para multiplicarem conhecimento.

Para Linguagem de Marca, reproduzimos os desenhos dos mantos protetores guineenses que são oferecidos em homenagem durante cerimônias de agradecimento. O manto faz parte do sistema visual da marca e “abraça” o logotipo que foi desenvolvido inspirado nas letras utilizadas pelos letristas guineenses para comunicação local. Imagens da viagem nortearam a definição de formas, cores e texturas do material gráfico. As cores da paleta cromática representam a abundância da cultura e etnias da Guiné-Bissau e trazem vibração e alegria ao projeto. As fotografias complementam a comunicação, trazendo vida, intensidade e verdade na identidade. Um conjunto iconográfico exclusivos foi desenvolvido ilustrando crianças, mulheres e homens guineenses para facilitar a organização dos conteúdos e dar destaque para as pessoas envolvidas no programa.

Por fim, foi elaborada a Comunicação de Marca com desenvolvimento diversos materiais institucionais e promocionais, on e offline. Também é feita uma assessoria constante para alinhamento e manutenção do branding conforme demandas da marca.